Aprovada em primeira votação a criação da Semana de Conscientização sobre Dependência Digital

por Julia Beatriz Wal publicado 26/03/2025 09h45, última modificação 26/03/2025 09h45
A iniciativa busca informar, orientar e prevenir os riscos associados à dependência digital no município de Campo Largo
Aprovada em primeira votação a criação da Semana de Conscientização sobre Dependência Digital

Foto: Fotopar Campo Largo

A Câmara de Campo Largo aprovou, em primeira votação nesta segunda-feira (24), o projeto de lei que institui a Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Digital no município. A proposta, que ainda passará por segunda votação na próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 07 de abril, tem como objetivo promover reflexões e ações educativas sobre o impacto do uso excessivo da tecnologia, especialmente entre crianças e adolescentes.

A dependência digital é um desafio crescente na sociedade moderna. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode acarretar problemas como ansiedade, depressão, transtornos do sono, dificuldades de concentração e isolamento social. Além disso, a exposição descontrolada a conteúdos online pode levar a riscos como cyberbullying, aliciamento virtual e contato com materiais inadequados.

Com a instituição dessa Semana de Conscientização, a proposta é informar, sensibilizar e capacitar a comunidade sobre os impactos da dependência digital. Durante o evento, serão realizadas palestras, workshops, campanhas educativas e atividades interativas, voltadas para pais, educadores, estudantes e a sociedade em geral.

A iniciativa também busca fortalecer o papel da família no monitoramento do tempo de tela e na orientação sobre o uso responsável da tecnologia. O projeto de autoria do vereador Júnior Polaco Preto, entra em segunda votação na próxima sessão, e depois o projeto seguirá para sanção ou veto do prefeito municipal. 

Próxima sessão ordinária acontece no dia 07 de abril 

Na Câmara de Vereadores, são realizadas quatro sessões ordinárias por mês, independentemente de o mês ter cinco semanas. Isso ocorre porque o Regimento Interno da Casa estabelece essa periodicidade fixa, organizando os trabalhos legislativos de forma que haja um intervalo para outras atividades parlamentares, portanto a próxima sessão ordinária deve acontecer no dia 07 de abril de 2025.