Palestra sobre o autismo é realizada no Plenário da CMCL
Nesta quarta-feira (06) o Plenário da Câmara Municipal de Campo Largo recebeu a presença da Deputada Estadual Flávia Francischini para a realização de palestra com o seguinte tema: “Acordei mãe de uma criança autista, e agora?”.
Flávia iniciou a palestra com um bate-papo com a população contando a sua história profissional e pessoal, inclusive como ela e a sua família descobriram o diagnóstico do autismo em seu segundo filho, Bernardo.
A palestra teve como principal finalidade conversar com as mães de crianças autistas, saber como identificar os principais sintomas, e quais leis já existem para defender a inclusão das crianças com o espectro autista.
Flávia comentou que o principal motivo para estar realizando essa palestra em Campo Largo e também em outros municípios é para dar voz a muitas pessoas que necessitam e que não tem essa oportunidade, para debater um assunto tão importante e necessário.
Autismo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode afetar a maneira como a pessoa se comunica, se comporta, interage com os outros e enxerga o mundo ao seu redor.
A palestrante: Flávia Francischini é advogada e ex-policial federal, com a chegada do segundo filho e seu diagnóstico, aliado ao convívio constante com as comunidades locais e suas demandas, Flávia sentiu a necessidade de representá-las, sendo a voz dessas pessoas na Câmara de Vereadores.
Flávia fundou o Instituto "Fazer o Bem Sem Olhar a Quem", que atende e orienta famílias carentes para terem acesso ao diagnóstico e orientações sobre o autismo. Em 2022 foi eleita Deputada Estadual no Paraná pelo União Brasil, onde ocupa a função de Presidente do União Mulher.
Presentes: O evento contou com a presença do Vereador e Presidente da Casa de Leis João Carlos Ferreira, a primeira dama do município Alaina Baroni Rivabem, Secretário de Desenvolvimento Social Eliezer Leal, diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Ari José Stroparo e demais autoridades. Também se fez presente a imprensa local, a população campolarguense, e principalmente muitas mães de crianças autistas do nosso município.
Transmissão pelos meios de comunicação oficiais: A CMCL realizou a transmissão ao vivo do evento e a população pode conferir a gravação através do link: