Você sabe quais são os protocolos seguidos em uma Sessão Plenária e alguns dos vocabulários mais usados nela?

por Caio Taner publicado 22/07/2019 16h55, última modificação 22/07/2019 16h59
Utilidade pública

Com o objetivo de esclarecer e tornar mais claras as informações que tramitam dentro da Câmara de Vereadores de Campo Largo a cada dia, o texto de hoje vai falar mais sobre Sessão Plenária.

A Sessão Plenária tem início quando o Hino Nacional Brasileiro é tocado e todos os presentes do Ato Solene se colocam em pé em frente à bandeira nacional.

Após aberta a Sessão pelo Presidente da Casa, o segundo Secretário se encarrega de fazer a leitura da ata da Sessão anterior, e esta ata deve ser aprovada pela maioria dos Vereadores. Então o Presidente abre o plenário por 15 minutos para que os Vereadores que desejam fazer o uso da palavra se manifestem, sobre qualquer assunto.

Após todos esses protocolos começa a votação dos Projetos da Ordem do dia.

Ordem do dia: É como são chamadas os Projetos de Lei que são apresentados e depois votadas pelos Vereadores da Casa, em primeiro ou segundo turno - Podendo ser também uma votação única. Primeiro são votados o parecer das Comissões após passa-se a votação de primeiro ou segundo turno.

Os Vereadores previamente inscritos podem fazer o uso da palavra na tribuna e explanar sobre algum assunto que esteja acompanhando junto à população e assim trazer para o conhecimento dos demais Vereadores da Casa. Após isso o Presidente da Casa encerra a Sessão.